Apresentação da pesquisa realizada por uma aluna do Mestrado Profissional em Saúde da Família da UNESA (já com título de Mestre - Angela) sobre a relação entre obesidade e depressão. O estudo apontou que no PSF-Lapa 15% da população adulta está com IMC acima de 30 (obesidade) e destes, 31% apresentam depressão associada. A equipe de trabalho propôs que no ano de 2012 seja implantado um grupo de apoio para essa parcela da população.
O trabalho foi indicado, pela banca do mestrado, para publicação!
Apresentação de um estudo quantitativo sobre adesão/perfil dos pacientes portadores de hipertensão arterial residentes na microárea 2 do PSF-Lapa.
O estudo revelou que:
- Não houve relação entre acompanhamento por plano de saúde e melhor controle dos níveis pressóricos.
- Na área estudada existe predomínio de paciente com HAS sistólica isolada, refletindo o processo de envelhecimento dessa população.
- Aproximadamente 40% dos pacientes estavam com a PA controlada, valor acima da média nacional considerando a VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão (2010), que situa a percentagem de controle da hipertensão no Brasil em torno de 26,1%.
ACHO ESSE TRABALHO DO PSF MARAVILHOSO PORQUE E DEDICADO A HUMANIDADE.....E E MUITO IMPORTANTE,,,,NOS PREOCUPARMOS COM O BEM ESTA DAS PESSOAS.....ASS;MARIA
ResponderExcluir